Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Água, luz e celular: o essencial não pode faltar!

Texto escrito para o programa "Direito para Todos" da Faculdade de Direito Conselheiro Lafaiete.

Publicado por Maria Lethícia
há 8 anos

gua luz e celular o essencial no pode faltar

Na sociedade em que vivemos, não só os serviços de fornecimento de água e energia elétrica são tidos como indispensáveis, mas também os serviços de internet e telefonia celular e fixa. Dependemos de todos estes serviços para o exercício de nossas vidas pessoal e profissional.

E em função de nossa sociedade estar conectada full time, é que a interrupção por longo período de tempo, gera direito a indenização por danos materiais e morais aos consumidores destes serviços.

Inúmeras são as reclamações dos usuários, principalmente de energia elétrica e telefonia, relacionadas à demora no restabelecimento normal do serviço, seja qual for a causa da interrupção. Sites como "Reclame Aqui" e redes sociais como "Facebook" são veículos muito utilizados pelos consumidores para registrar estes tipos de problemas, vez que proporcionam exposição da marca da empresa, o que em geral, resulta em resposta mais rápida.

Os tribunais têm entendimento consolidado no sentido de que, ainda que a causa da interrupção, seja chuvas fortes ou qualquer outro tipo de acidente natural, a demora prolongada no restabelecimento do serviço configura falha em sua prestação, gerando dever de indenização pela empresa contratada, dada a essencialidade destes serviços na vida cotidiana. De modo geral, o valor das indenizações é de três a dez mil reais, a depender do tempo da interrupção, da extensão do prejuízo à vida social, profissional e pessoal do consumidor, dentre outros fatores subjetivos analisados caso a caso.

É importante que todos os consumidores que se sintam de alguma forma lesados busquem informações junto ao PROCON - Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, à Defensoria Pública ou a um advogado, de maneira que seu direito de ressarcimento não deixe ser exercido. A indenização por dano moral é fundamental porque além de reparar o consumidor dos prejuízos de ordem moral por ele sofridos, pune a empresa buscando evitar que ela pratique novamente o ato ilícito (caráter punitivo/pedagógico).

  • Sobre o autoradvogada
  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações62
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agua-luz-e-celular-o-essencial-nao-pode-faltar/333700547

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)